Projeto Elétricos Personalizados

Projeto de subestação

O seu consumo de energia vai dizer se é hora de construir sua própria subestação, garantindo um fornecimento em volume adequado e fornecimento de melhor qualidade. Nós podemos ajuda-lo a projetar a melhor solução de subestações ao tempo ou subestação abrigada.

Os projetos de subestações devem apresentar todos os detalhes da forma de instalação e todos os equipamentos a serem instalados, assim como seu sistema de proteção, considerando a normas da concessionaria local que fará a análise e aprovação do projeto pra sua execução

Projetos e instalações elétricas de Baixa Tensão

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita da instalação com todos os seus detalhes como a determinação de materiais, a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, dentre outros. Nele estão indicadas como serão feitas todas as instalações que demandam energia elétrica. O resultado final de um projeto elétrico é o funcionamento correto e seguro para os usuários de todo sistema, com maior economia e praticidade.

No caso das subestações o projeto elaborado deve ainda ser apresentado para a aprovação da concessionaria antes que ocorra a construção.

Projetos de SPDA (sistema de proteção de descarga atmosférica) e Aterramento

O SPDA é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas composto por dispositivos instalados nos pontos mais altos de prédios e antenas. Eles oferecem a menor resistência elétrica possível para que a descarga atmosférica possa fluir em direção a terra e minimizar seus danos.

Um projeto de SPDA desenvolvido por profissionais habilitados é importante na redução dos riscos gerados pelas descargas atmosféricas, evitando explosões e incêndios.

A norma regulamentadora NR-10 aponta que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE) e essa documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos. Desta forma, as empresas são responsáveis por construir e manter o sistema SPDA em funcionamento.

A utilização de SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, além de outras edificações a critério do Corpo de Bombeiros, sempre que se justificar a necessidade pela periculosidade.

Projeto de malha de aterramento

O projeto da malha de aterramento deve considerar a resistividade do solo em que será instalada como parte esse é um projeto obrigatório para instalação de subestações superiores a 500 kva.