fbpx

Nossos Serviços

Desenvolvemos estudos de curto-circuito, coordenação e seletividade dos dispositivos de proteção do sistema elétrico (disjuntor, relés e fusíveis) em que são realizadas análises do sistema elétrico para identificar a extensão das correntes que fluem durante um possível problema.

Eles são importantes para assegurar que um disjuntor funcionará quando solicitado a interromper uma falha elétrica, determinando que as correntes não excedam a capacidade dos dispositivos.

Para assegurar a proteção do sistema de energia elétrica também é importante otimizar a seletividade dos dispositivos, para que em caso de falha, seja garantido o isolamento dos circuitos e outros dispositivos não sejam atingidos.

Produzimos estudos de suportabilidade de equipamentos para identificar e prevenir prováveis falhas, que possam resultar até na queda da energia de uma planta inteira.

Um dos serviços fornecidos pela Terravolt é o desenvolvimento de estudos de eficiência enérgica, que objetivam eliminar eventuais desperdícios e reduzir o consumo de energia.

Realizamos levantamento para composição de diagrama unifilar, que é parte fundamental do projeto de uma instalação elétrica e abrange os esquemas unifilares elétricos atualizados com as especificações de aterramento e dispositivos de proteção, atendendo ao especificado no item 10.2.3 da NR-10.

A análise termográfica é uma técnica de inspeção sensorial não destrutiva, realizada por meio de câmeras e sensores, com a função de detectar emissões de radiação infravermelha. Com essa tecnologia é possível mapear a temperatura e distribuição de calor dos sistemas elétricos, identificando se existem pontos de aquecimento causados por condições anormais de funcionamento dos componentes. 

Esse método rasteia as anomalias térmicas, que indicam possíveis falhas sem a necessidade de interromper os processos, destruir ou parar os equipamentos para inspeção. Constatar defeitos em seus estágios iniciais pode reduzir custos, evitando o consumo excessivo de energia, interrupções de serviço não programadas, danos aos equipamentos, dentre outros.

Elaboramos Relatórios Técnicos de Inspeção Elétrica (RTI), que é um documento integrante do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE), o qual consiste na realização de um diagnóstico documental das instalações elétricas, frente sua aderência à NR-10.

O RTI aponta quais são inadequações existentes e propõe um cronograma de ação para alcançar a conformidade.

O RTI é normalmente composto por:

  • Inspeção na documentação dos trabalhadores envolvidos em trabalhos com eletricidade;
  • Inspeção na documentação técnica referente e existente;
  • Inspeção física nas instalações elétricas;
  • Plano de ação setorizado e priorizado das não conformidades encontradas.

O Prontuário de Instalações Elétricas é um sistema que organiza as informações relacionadas às instalações elétricas e aos trabalhadores, concentrando todos os procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para garantir a segurança frente a riscos elétricos, de acordo com a NR-10. Apoiamos nossos clientes no processo de construção do prontuário e elaboração de todos os documentos e laudos exigidos pela NR-10.

A NR-10 é uma norma reguladora que trata de todas as regras relacionadas à segurança em instalações e serviços em eletricidade. Seu objetivo é garantir a saúde e segurança de todos os trabalhadores que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A norma se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos.

A NR-12 define as técnicas, procedimentos e medidas de proteção para operadores de máquinas e equipamentos, a norma adota ordem de prioridade de segurança em sua aplicação.

Temos ampla experiência em elaborar laudos de adequação às normas NR-10 e NR-12, que são de extrema importância para empresas que desejam estar em conformidade com a legislação.

Produzimos laudos de instalações elétricas, que são relatórios que indicam as condições das instalações elétricas e seus aspectos jurídicos, técnicos e de proteção contra incêndios e acidentes como curto-circuito.

Realizamos a consultoria completa na área de soluções elétricas. Identificamos as necessidades do cliente para fornecer soluções inovadoras e personalizadas. Estudamos e executamos projetos com ampla competência técnica para garantir a segurança e adequação às normas regulamentadoras do setor.

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita da instalação com todos os seus detalhes como a determinação de materiais, a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, dentre outros. Nele estão indicadas como serão feitas todas as instalações que demandam energia elétrica. O resultado final de um projeto elétrico é o funcionamento correto e seguro para os usuários de todo sistema, com maior economia e praticidade.

Temos ampla experiência em realizar instalações elétricas feitas de acordo com as normas técnicas, com um planejamento bem estruturado, profissionais capacitados e com materiais de qualidade tem maior segurança e durabilidade.

Uma instalação que não segue os padrões necessários acarreta riscos para o sistema elétrico e para as pessoas que usufruem da instalação como choques, incêndios e curtos, que são apenas algumas das ameaças que podem, inclusive, ter consequências fatais.

Os projetos de iluminação interna, externa e de emergência são destinados a todos os ambientes que requerem iluminação artificial e necessitam do uso de equipamentos elétricos/eletrônicos. Com base nas exigências normativas, identificamos a infraestrutura, tipos de instalação, luminárias e cabos adequados para cada ambiente.

O SPDA é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas composto por dispositivos instalados nos pontos mais altos de prédios e antenas. Eles oferecem a menor resistência elétrica possível para que a descarga atmosférica possa fluir em direção a terra e minimizar seus danos.

A norma regulamentadora NR-10 aponta que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE) e essa documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos. Desta forma, as empresas são responsáveis por construir e manter o sistema SPDA em funcionamento.

A utilização de SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, além de outras edificações a critério do Corpo de Bombeiros, sempre que se justificar a necessidade pela periculosidade. Um projeto de SPDA desenvolvido por profissionais habilitados é importante na redução dos riscos gerados pelas descargas atmosféricas, evitando explosões e incêndios.

Trabalhamos com a montagem e o comissionamento de subestações de energia. Comissionamento é o processo realizado para garantir que os sistemas e componentes de uma subestação estejam projetados, instalados e mantidos de acordo com as normas técnicas e requisitos operacionais do projeto. O comissionamento pode ser aplicado a sistemas novos ou existentes em processo de expansão, modernização ou ajuste.

Realizamos a adequação de subestações, de centro de medição e de instalações prediais, de acordo com às diretrizes regulamentares do setor para assegurar o seu bom funcionamento, evitando problemas e garantindo o bem-estar dos trabalhadores e demais pessoas que estarão presentes no local.

Atualmente, uma boa performance de qualquer atividade econômica está ligada à qualidade do seu maquinário elétrico/eletrônico, por isso a preocupação com a manutenção dessas ferramentas é muito importante. Falhas elétricas podem provocar riscos graves, por isso é fundamental ter atenção.

A manutenção elétrica é feita para verificar o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos instalados, evitando que aconteça o desgaste dos aparelhos antes do tempo desejado. Todos os componentes do sistema são monitorados e consertados para que continuem trabalhando sempre da maneira mais eficiente possível. Essa prática atua em pequenos defeitos antes que se tornem problemas maiores.

De um modo geral, é realizada a manutenção de grandes equipamentos, bem como a verificação de quadros, disjuntores, interruptores, lâmpadas, fiações e outros componentes para garantir a segurança de todos.

As subestações fazem a distribuição e transmissão da energia, com seus transformadores, elas regulam o nível de tensão para que a eletricidade chegue de maneira adequada aos consumidores.

A manutenção das subestações é de extrema importância para a proteção e segurança do sistema, garantindo maior durabilidade dos dispositivos e mecanismos. Todo sistema elétrico é constituído por equipamentos de diferentes níveis de tensões, por isso a revisão preventiva é feita para prever possíveis falhas de operação dos equipamentos, aumentar sua vida útil e evitar que o fornecimento de energia seja interrompido.

Realizar as manutenções preditiva e preventiva em subestações de alta e baixa tensão pode otimizar custos, evitando manutenções corretivas. Em todos os casos, deve-se priorizar a segurança e a adequação às instruções estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A manutenção elétrica é capaz de evitar acidentes e problemas causados pelo mau funcionamento de máquinas e instalações, como incêndios e paradas inesperadas.

É importante reduzir ao máximo as probabilidades de falha nos sistemas elétricos que podem ocasionar sobrecargas e curtos-circuitos, provocando a queima de equipamentos ou mesmo danos mais graves.

As manutenções também identificam como os diversos tipos de materiais de uma rede elétrica precisam passar por mudanças, principalmente para suportar as novas tecnologias.

Trabalhamos na limpeza de subestações abrigadas com uma equipe capacitada e de acordo com as exigências apontadas pelas normas vigentes do setor. A limpeza de todas as conexões nos terminais de alta e baixa tensão e dentre outros componentes do sistema elétrico é fundamental para evitar acidentes e problemas causados pelo mau funcionamento de máquinas e instalações, como paradas inesperadas e incêndios.

Possuímos uma equipe especializada para averiguar o isolamento de cabos, de acordo com as exigências normativas. Esse serviço é importante para o bom funcionamento dos sistemas elétricos, evitando imprevistos e garantindo a segurança.

A Terravolt tem uma equipe especializada para executar medições de resistividade do solo, que são utilizadas para criação de projetos de aterramento para novas instalações, sendo fundamentais na concepção de sistemas que dependem da passagem de corrente através da superfície terrestre.

Para evitar custos emergenciais e acidentes, além de garantir a segurança de suas instalações elétricas, temos profissionais treinados e equipamentos de ponta para executar medições de aterramento de equipamentos, de interligação entre malhas e de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA.

  • Chaves seccionadoras
  • Transformador de força a seco e a óleo
  • Transformado de potencial, TP
  • Transformador de corrente, TC
  • Disjuntor a vácuo, a óleo e a gás SF
  • Barramentos, cabos e muflas
  • Para-raios
  • Painéis elétricos
  • Painel de medição
  • Quadro de baixa tensão
  • Banco de capacitores
  • Relé de proteção primária e secundária
  • Coordenação e seletividade das proteções
  • Malha aterramento
  • Instalação tomadas para carros elétricos
Copyright Terravolt 2019.